Thursday, August 29, 2024

 O Evangelho Segundo o Espiritismo.

CAPÍ TULO   VIII 

Bem-aventurados os que têm puro o coração

...

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS DEIXAI QUE VENHAM A MIM AS CRIANCINHAS 

...

18. Disse o Cristo: “Deixai que venham a mim as criancinhas.

” Profundas em sua simplicidade, essas palavras não continham um simples chamamento dirigido às crianças, mas, também, o das almas que gravitam nas regiões inferiores, onde o infortúnio desconhece a esperança. Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravizados e os viciosos. Ele nada podia ensinar à infância física, presa à matéria, submetida ao jugo do instinto, ainda não incluída na categoria superior da razão e da vontade que se exercem em torno dela e por ela. Queria que os homens a ele fossem com a confiança daqueles entezinhos de passos vacilantes, cujo chamamento conquistava, para o seu, o coração das mulheres, que são  todas mães. Submetia assim as almas à sua terna e misteriosa autoridade. Ele foi o facho que ilumina as trevas, a claridade matinal que toca a despertar; foi o iniciador do Espiritismo, que a seu turno atrairá para ele, não as criancinhas, mas os homens de boa vontade. Está empenhada a ação viril; já não se trata de crer instintivamente, nem de obedecer maquinalmente; é preciso que o homem siga a lei inteligente que se lhe revela na sua universalidade. Meus bem-amados, são chegados os tempos em que, explicados, os erros se tornarão verdades. Ensinar-vos-emos o sentido exato das parábolas e vos mostraremos a forte correlação que existe entre o que foi e o que é. Digo-vos, em verdade: a manifestação espírita avulta no horizonte, e aqui está o seu enviado, que vai resplandecer como o Sol no cume dos montes.

– João Evangelista. (Paris, 1863.) 


19. Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? É o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida: “Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas,  mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda. Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!” Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor. 

– Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)

Thursday, August 22, 2024

Palavras de JESUS


Vamos lembrar as palavras de JESUS, vale a pena! Tire suas conclusões.

(  O Evangelho Segundo o Espiritismo. )

 

CAPÍTULO VI        O Cristo Consolador

...    O jugo leve ...

 

7. Sou o grande médico das almas e venho  trazer o remédio que vos há de  curar. Os  fracos, os  sofredores  e os  enfermos  são os meus filhos prediletos, e Eu venho salvá-los. Vinde, pois, a mim,  todos vós que  sofreis  e  estais  sobrecarregados  e  sereis  aliviados  e  consolados.

Não procureis em outro  lugar a  força e a consolação, pois o mundo é impotente  para  dá-las.  Deus  dirige  um  supremo  apelo  aos  vossos corações,  por  meio  do  espiritismo.  Escutai-o. Que a impiedade, a mentira, o erro e a incredulidade sejam extirpados de vossas almas doloridas. São monstros que sugam o vosso mais puro sangue e que vos abrem chagas quase sempre mortais. Que, no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis a sua Lei divina. Amai e orai; sede dócil aos Espíritos do Senhor; invocai-o do fundo de vossos corações.

Ele,  então,  vos  enviará  o  seu  Filho  bem-amado,  para  vos  instruir  e dizer  estas  boas  palavras:  “Eis-me  aqui;  venho  até  vós,  porque  me chamastes”.

 – O ESPÍRITO DE VERDADE. (Bordeaux, 1861.)

 

8. Deus consola os humildes e dá forças aos aflitos que a pedem.

Seu poder cobre a Terra e, por toda parte, ao lado de uma lágrima Ele colocou  um  bálsamo  consolador.  O  devotamento  e  a  abnegação  são  preces  contínua  e  encerram  um  ensinamento  profundo.  A sabedoria  humana  reside  nessas  duas  palavras.  Possam  todos  os Espíritos  sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra  suas  dores,  contra  os  sofrimentos  morais  que  são  o  vosso quinhão  neste  mundo.  Tomai,  pois,  por  divisa  estas  duas  palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõem. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate  melhor,  a  alma  se  asserena  e  o  corpo    não  sente

desfalecimentos,  porque  o  corpo  sofre  tanto  mais,  quanto  mais profundamente  o  espírito  é  golpeado. 

  O  ESPÍRITO  DE  VERDADE.  (Le Havre, 1863.)